Novo Hamburgo é contemplado com projeto Segundo Tempo

Publicada em 20/06/2016 - Atualizada em 17/10/2024

Democratizar o acesso a prática esportiva e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como uma ferramenta de transformação social. Esses são alguns dos tantos benefícios oferecidos pelo projeto Segundo Tempo, que será implantado no segundo semestre de 2016 em Novo Hamburgo. Serão atendidos mais de 2 mil jovens hamburguenses com idade entre 6 e 18 anos, no contraturno escolar. Para isso, serão desenvolvidos trabalhos voltados ao desenvolvimento integral do indivíduo e no acesso à prática esportiva por meio de ações lúdicas e pedagógicas. A articulação para implantação do projeto no Município foi das Secretarias de Esporte e Lazer (SMEL), Educação (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS).

As atividades serão divididas em 20 núcleos, distribuídos em pontos estratégicos da cidade como algumas escolas da rede municipal, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Referência em Assistência Social (URAS). Outros locais também receberão o projeto como o Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU) e a Escola Batista Cristo é vida. A previsão é que as atividades iniciem após assinatura do convênio com Ministério do Esporte.

Para receber o projeto, o Município atendeu a uma série de critérios. Ao total foram avaliados 10 itens no qual Novo Hamburgo atingiu pontuação máxima em oito deles. “Esperamos democratizar ainda mais o acesso ao esporte. Dessa maneira vamos diminuir os índices de desigualdade social e evasão escolar”, destaca o chefe do executivo hamburguense Luis Lauermann.    

Edital de convocação

Após assinatura do convênio, será realizado edital para convocação de professores de educação física e acadêmicos, que atuarão como coordenadores e monitores do projeto. Serão chamados 20 profissionais credenciados pelo Ministério Esporte e 20 acadêmicos de educação física que atuarão como monitores nas atividades, gerando assim a oportunidade de formação continuada dos estudantes.