Meio Ambiente: Catavida ensina criançada a separar o lixo

Publicada em 14/06/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O Catavida explicou para as crianças como funciona a separação dos resíduos. - Foto: Jorge Boruszewsky

Quanto antes conscientizarmos as pessoas sobre a importância de separar o lixo, mais cedo poderemos mudar o cenário atual da Natureza, que se encontra cada vez mais devastada. Pensando nisso, na tarde de terça-feira, 14 de junho, o Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, o Catavida, foi até a Escola de Educação Infantil Planeta Mágico, no Centro, para entregar a Caixa Coletora de Jornais e assinar o Termo de Parceria Solidária. Esse termo, firma uma parceria entre a Escola e a Coolabore, cooperativa vinculada ao Programa. O Catavida é gerido pelas secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Meio Ambiente (SEMAM) e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR).

De acordo com a pedagoga do Catavida, Regina de Souza, a Caixa Coletora está presente nas escolas Municipais, Estaduais e Particulares, além de outros espaços. “Com a caixa, é possível recolher potes, garrafas, latas e jornais, de maneira separada. Fazemos questão de ir até as escolas para trabalhar esse tema com as crianças, que acabam sendo multiplicadoras, fazendo uma reeducação em suas casas”, comenta Regina. Segundo a diretora Cristiane Melo, os professores já estão trabalhando a questão ambiental com os alunos. “Essa entrega de hoje vem ao encontro da nossa proposta atual. Já separamos os resíduos e aproveitamos para fazer trabalhos lúdicos, que ensinem o porquê devemos respeitar o Meio Ambiente”, explica a diretora.

A Escola Planeta Mágico ficou sabendo da Caixa Coletora por meio de uma das suas professoras, Chais de Miranda Rios. “Fiz o trabalho de conclusão do meu mestrado sobre o Catavida e a Coolabore. Sempre comentei das ações aqui na escola, por isso, quando iniciamos a tratar desse assunto, propus entrar em contato para instalar uma Caixa Coletora”, destaca a professora.

Galeria da notícia