Plano Municipal auxiliará pessoas com deficiência em Novo Hamburgo

Publicada em 30/05/2016 - Atualizada em 17/10/2024
A ADEVIS e a APAE também receberam uma cópia do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência. - Foto: Jorge Boruszewsky
Com o objetivo de tornar a gestão do Município mais humanizada, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD) e do Comitê Gestor Municipal de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, entregou na tarde de segunda-feira, 30 de maio, ao prefeito Luis Lauermann, o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência. De acordo com o prefeito, o plano, que é o primeiro do Rio Grande do Sul, e um dos poucos no Brasil, tem o intuito de ser uma política pública permanente, promovendo não somente a inclusão, mas também dignidade a todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. “É um desafio para nós mesmos, tanto governo, como sociedade. É algo muito maior do que apenas aceitar o outro. Temos que saber conviver também”, declarou Lauermann.

A cerimônia, que ocorreu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, contou com a presença da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Hamburgo (APAE-NH), Associação do Deficientes Físicos de Novo Hamburgo (ADEFI-NH) e Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS – NH). Na oportunidade, o prefeito recebeu das mãos da servidora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Lucimara Azambuja Seewald, uma cópia em braile do Plano Municipal. Lucimara também leu um trecho do documento. O titular da SMDU, Moisés Medeiros, também esteve presente. Audiências sobre o tema serão propostas pela Secretaria para poder adequar ainda mais a cidade. “Já temos acessibilidade em diversos espaços, como na área da saúde e educação, mas ainda temos construções antigas, que precisam ser adaptadas”, explica Medeiros.

O titular da CPPD, Darwin Kremer, comemora a elaboração desse projeto, que conta com doze eixos, atendendo as mais diversas demandas, que são necessárias para atender as pessoas com deficiência. “Foram praticamente três anos para elaborarmos esse projeto. Hoje é um dia não só importante pra mim, mas para todos. Porém, é de fundamental importância, que antes mesmo do restante da sociedade fazer a sua parte, as pessoas com deficiência também o fazer”, salienta Kremer.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência, Ricardo Seewald, exalta que a entrega do Plano Municipal foi um momento histórico. “Eu trabalho há 25 anos nessa área e posso dizer que Novo Hamburgo está dando um grande passo na questão da inclusão. Esse documento servirá como um norteador para outros municípios, e isso só se deve graças a sensibilidade das entidades e do poder público, em um trabalho conjunto”, descreve Seewald. O Plano foi construído também com a participação de secretarias municipais, entidades representativas e do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência. A ideia é que o Plano Municipal se torne também lei municipal.

(Descrição foto principal: O prefeito Luis Lauermann, ao centro, está segurando o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência. A direita, está o representante da APAE e a esquerda o representante da ADEVIS.Fim da descrição.)

Galeria da notícia