Oficina solidária ajuda moradores de rua
Estar em condição de vulnerabilidade social, já é ruim, aliado com não ter uma moradia torna a situação ainda mais complicada. Para reverter esse quadro, e gerar oportunidades para moradores de rua, está sendo desenvolvido o Projeto Economia Solidária e População em Situação de Rua. O programa atende 35 cidades da região metropolitana, sendo Novo Hamburgo um dos polos do projeto. “Fomos muito bem recebidos aqui”, destaca a assessora técnica do projeto, Letícia Balester. “O espaço é otimizado e amplo. O ambiente aqui, propicia o pleno desenvolvimento do projeto auxiliando na construção social dos participantes”, completa.
Nesse primeiro encontro os participantes realizaram dinâmicas para se conhecerem melhor, criar vínculos e tirar dúvidas a respeito do programa. Serão 15 encontros, um por semana, sempre nas segundas-feiras. “Aqui estamos criando um gerador de oportunidades para que estas pessoas despertem para novas oportunidades de reinserção social”, pontua a gerente de Economia Solidária, Maria Ignes Shemes.
Para chegarem até essas pessoas, o projeto contatou a SDS por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua – CREAS POP. O serviço é especializado em atender pessoas sem moradia, onde é disponibilizado um espaço físico de permanência durante o dia com café da manhã, atividades em grupo e atendimento psicossocial. Uma das pessoas atendidas pelo CREAS POP e agora integrante do projeto é moradora de rua Tatiana da Fonseca, 40 anos. “Faz uns dois meses que me tornei moradora de rua. Aqui eu quero aprender e com esse aprendizado sair das ruas”, conta.
Espaço Multifuncional de Economia Solidária
Com um espaço amplo, adaptado e bem localizado, o espaço Multifuncional de Economia Solidária realiza oficinas de costura e artesanato, além de cursos e palestras. O espaço fica localizado na Rua Três de Outubro, 667, bairro Pátria Nova.