Olimpíada Escolar 2019

Atletismo

Link para visualização das escolas e alunos inscritos:

Escolas Inscritas - Lista de alunos

Data, horário e local: conforme o cronograma abaixo:

 

Provas e Records:

 

DESCRIÇÃO DA MODALIDADE

O Atletismo conta a história esportiva no homem no Planeta. É chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar e pular. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 A.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de "stadium", tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história.

Na moderna definição, o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha e marcha atlética.

A CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte no País. No plano mundial, a direção é da IAAF – sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo. Conheça as Categorias e as Provas Oficiais.

FATOS SOBRE O ESPORTE

A primeira medalha de atletismo conquistada pelo Brasil em Olimpíadas foi em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia com Adhemar Ferreira da Silva conquistando o ouro no salto triplo, batendo o recorde mundial com um salto de 16,22 metros.

CURIOSIDADES

Os 100m rasos é a prova mais nobre das Olimpíadas. Sua estreia nos primeiros Jogos da Era Moderna, em Atenas em 1896, deu o pontapé inicial para que, a cada quatro anos, o mundo se assombre ao conhecer o homem mais rápido do mundo. Os atletas podem completá-la em menos de 10 segundos. Para isso, respiram apenas uma única vez durante o trajeto em linha reta.

Classificação 2018:

1º IENH

2º E.M.E.F. Eugênio Nelson Ritzel

3º E.M.E.F. João Goulart

4º E.M.E.F. Adolfina Diefenthäler