Projeto - Educação para o consumo: ensinando no presente e prevenindo o superendividamento no futuro

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/NH, em parceria com a  Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (SMED), selecionará turmas de escolas públicas municipais para participar do “Projeto Educação para o consumo: ensinando no presente e prevenindo o superendividamento no futuro”.

Objetivo: Capacitar e orientar professores, alunos e comunidade em geral das escolas que atuarão no projeto acerca da educação para o consumo como forma de evitar o surgimento de consumidores compulsivos e, por consequência, dos chamados superendividados.

* Total de turmas que participarão do projeto em 2019: dez turmas, sendo uma turma por escola.
* Perfil: turmas do 5º ao 9º ano ou das etapas 3 a 6 da EJA.
* Período de duração do projeto: 12 meses.

* Eixos temáticos:
I. Consumo e sustentabilidade
II. Direito do consumidor e PROCON
III. Consumo infantil
IV. Consumo e educação fiscal
V. Superendividamento

* Para execução do projeto: as escolas que participarão do projeto receberão materiais para a produção de vídeos (computador e máquina fotográfica) que, após o término do projeto, serão patrimônio da escola. Também terão assessoria de profissionais na área de audiovisual para qualificar a produção dos vídeos que mostrarão o trabalho desenvolvido pela turma.
* Os professores e alunos das turmas selecionadas participarão de oficinas práticas e palestras com profissionais de cada eixo ao longo do desenvolvimento do projeto.
* As inscrições deverão ser efetuadas de 09 a 17 de maio, em formulário disponibilizado no portal da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo.
* De 18 a 31 de maio: seleção das escolas pela assessoria do Setor Técnico Pedagógico.
* Cada escola poderá inscrever somente uma turma.
* No momento da inscrição, a escola deverá elaborar um relato contemplando os itens do quadro abaixo:

Seleção:

Critérios de Seleção - Educação para o consumo

As escolas selecionadas deverão:
* Garantir a participação da escola no projeto até o término do mesmo;
* Garantir a participação do professor da escola responsável pelo projeto nas formações promovidas pelas instituições a frente do projeto, que ocorrerão nos meses de junho (27), julho (11) e agosto (08) nos turnos manhã e tarde;
* Garantir a participação de três alunos da turma selecionada em oficinas práticas que acontecerão no mesmo local e data das formações dos professores (nos turnos manhã e tarde);
* Desenvolver o projeto e produzir conteúdos sobre os eixos temáticos seguindo orientações e acompanhamento da Secretaria de Educação (SMED) e do PROCON/NH.

O resultado da seleção será divulgado no dia 04 de junho no portal da Educação.

Inscreva sua escola aqui