NAP

Logo NAP

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) iniciou suas atividades no ano de 2006. Esse espaço está vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (SMED-NH) e cumpre as prerrogativas legais de apoio à inclusão, no que se refere à legislação nacional da Educação Especial. Constitui-se um serviço de apoio pedagógico especializado (Centro de Atendimento Educacional Especializado), para atendimento a crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino de NH, no contraturno do ensino regular, voltado a maximização do desenvolvimento acadêmico. Sua proposta pedagógica contribui com a viabilidade da política de inclusão escolar, ao lançar olhar para que as aprendizagens e potencialidades das crianças e adolescentes sejam atendidas e estimuladas. Esse espaço visa à promoção do acesso de uma educação de qualidade para todos, compreendendo o sujeito na sua singularidade, na perspectiva de que todos devem ter oportunidade de aprendizagem, em “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394 de 1996, Artigo 3º.

O NAP realiza atendimentos especializados e assessorias às escolas da Rede Municipal de Ensino de NH. O público-alvo dos atendimentos são os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme prevê a Lei 12.796 de 2013, Artigo 4º e Decreto 7.611 de 2011. Atende ainda os alunos com dificuldades de aprendizagem.

Atualmente, o NAP conta com uma Equipe Multiprofissional que atua nas áreas da Psicopedagogia, Psicologia, Arteterapia, Psicomotricidade, Vivências Psicomotoras, Música e Ludicidade, Expressão e Movimento, Linguagem e Expressão, Libras Lúdico, bem como oferece atendimento de forma interdisciplinar (em grupos com profissionais de diferentes áreas) e Grupos de Familiares.

Os atendimentos especializados dão suporte às diferentes necessidades individuais das crianças e adolescentes encaminhados ao espaço do NAP e fundamentam-se nos marcos legais, políticos e pedagógicos que orientam a implementação dos sistemas educacionais inclusivos. Também realiza formação aos professores da Rede Municipal de Ensino de NH. Em 2017 promoveu o Curso “Estudos sobre a Libras – Língua Brasileira de Sinais e a Educação de Surdos”.

Horário de Atendimento
De Segunda à Sexta-feira
Manhã: 08h às 11h30
Tarde: 13h às 17h

Endereço
Rua David Canabarro, nº 20 - 8º andar
Centro, Novo Hamburgo – RS
Telefone: (51) 3593-8561     (51) 3097-9478
Email: smednap@novohamburgo.rs.gov.br