Escola Municipal de Arte

Logo Escola de Arte

Em 29 de maio de 1986 foi fundado o Atelier Livre Municipal, como um projeto extraclasse destinado às crianças da Rede Municipal de Ensino, na linguagem de Artes Plásticas para atender as 5ª séries na então disciplina de Educação Artística. Sua efetivação aconteceu com a Lei Municipal Nº 43/93, em 04 de junho de 1993.

A idealização deste projeto foi do então Secretário de Educação, Ernest Sarlet, e das professoras Marina Penz Garbarino e Silvia Klein.

Após cinco anos de funcionamento, seus cursos foram reestruturados passando a atender, além dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a comunidade em geral, a partir dos sete anos de idade. Neste período, o Atelier Livre coordenou também a área de Educação Artística da Rede Municipal de Ensino.

Além da linguagem de Artes Visuais, em 1990 foi inserida a proposta de linguagem da Música, com violão popular e flauta doce soprano; em 2002 a linguagem da Dança; em 2006, a linguagem do Teatro. Em 2009, o Atelier Livre Municipal passou a enfatizar, em seu currículo, os estudos sobre a Cultura afro-brasileira, criando cursos e grupos de estudo sobre a temática.

Em 2010, a biblioteca foi reestruturada, passando a ter a professora e escritora Jane Maria Michels como patrona. No mesmo ano, foi criada a Pinacoteca, tendo como patrono o artista Carlos Alberto de Oliveira.

Em 2012, soma-se ao Ensino Regular de Arte o trabalho de Assessoria em Arte à Rede Municipal de Ensino, compondo os dois eixos da Proposta Pedagógica.

Em junho de 2014 foi sancionada a Lei Municipal nº 2.711/2014 que criou a Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, efetivando o Atelier Livre como escola municipal de arte, homenageando o artista plástico Carlos Alberto de Oliveira, conhecido como Carlão.

Em 25 de agosto de 2016, foi lançado o Projeto do Memorial Carlos Alberto de Oliveira - Carlão, localizado no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz/NH. Em 2017 foi criada a Sala Christina Marquart para exposição do acervo de obras de Artes Visuais da Escola.

No eixo Ensino Regular de Arte atende, prioritariamente, alunos da Rede Municipal de Ensino no turno oposto ao da escola regular e é aberto para a comunidade, em geral. Participam dos cursos crianças a partir de 7 anos de idade, adolescentes e adultos. No eixo Assessoria em Arte à Rede Municipal de Ensino, trabalha com formação para professores da Rede Municipal de Ensino.

Atualmente, a escola atende em torno de 900 alunos na sede localizada no 4º e 5º andares do Centro Municipal de Cultura e em Polos localizados em diferentes bairros da cidade, conforme possibilidades de cada ano.

Atendimento da Secretaria
De Segunda à Sexta-feira
Manhã: de terça a sexta-feira, das 07h30 às 11h30
Tarde: de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h
Noite: segunda-feira, das 18h às 21h30

Endereço
Rua Engenheiro Ignácio Cristiano Plangg, 66 – 4º e 5º andares
Centro - Novo Hamburgo – RS
Telefone (51) 3581-4109
Email: escolamunicipaldearte@novohamburgo.rs.gov.br
Página: https://escolamunicipaldeartenh.weebly.com/
Facebook: Ema Carlos Alberto de Oliveira - Carlão