Observatório de Segurança

Imagem mostra a logomarca do Observatório da Segurança

O Observatório da Segurança é um centro de pesquisa social aplicada voltado a mapear indicadores criminais e não criminais no município de Novo Hamburgo. Visa aprimorar o controle, a prevenção e a redução da violência e da criminalidade com o aporte da gestão da informação na área da Segurança Pública e da Justiça.

Os profissionais trabalham com o intuito de estruturar um sistema online georreferenciado de monitoramento e avaliação – processual e de impacto – da dinâmica local da criminalidade, visando a qualificação e o aperfeiçoamento da capacidade institucional de gestão das políticas públicas. Atuam tanto em programas, projetos e iniciativas de prevenção social e situacional como na indução de ações e operações de controle e da repressão qualificada, através da produção de conhecimento a ser utilizado como subsídio para a formatação de iniciativas alinhadas com a realidade local.

O observatório vem sendo estruturado por equipe de servidores de carreira da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e por pesquisadores acadêmicos desde agosto de 2015, com o apoio técnico e financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Municipal de Desenvolvimento Integrado (PDMI). A iniciativa representa um diferencial no acompanhamento e desenvolvimento de projetos e ações de prevenção situacional e social das violências e de indução da repressão qualificada da criminalidade. Os estudos técnicos e científicos qualificam a tomada de decisão dos gestores (municipais, estaduais e federais) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, possuindo interface direta com o Plano Municipal Integrado de Segurança Cidadã.

Neste portal, será apresentada a produção do observatório e outros estudos que utilizaram a sua base de dados, com destaque para a sistematização e análise dos principais indicadores relacionados aos crimes violentos em geral (roubos e roubos de veículos) e aos crimes violentos com resultado morte em particular (homicídios tentados, homicídios consumados e latrocínios) – material trabalhado a partir das informações disponibilizadas pelas forças de Segurança Pública do Estado e pelo conhecimento advindo de pequisas, relatórios e demais estudos produzidos pelos seus servidores.

Esta ferramenta pretende potencializar a interação e o controle social da agenda municipal da  Segurança Pública, como também constituir-se como um instrumento de gestão da política municipal para o setor, com acesso a mapas, gráficos e possibilidade de geração de relatórios analíticos, com dados e informações, sejam elas públicas ou de acesso restrito a gestores e profissionais dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça.

Equipe:

Claudete de Souza – Guarda Municipal

Lauro Rosa Pereira – Guarda Municipal

Maria Catarina Lopes Dos Santos – Guarda Municipal

Tatiane de Oliveira Dias – Servidora Municipal