Prefeitura segue no auxílio aos atingidos pela forte chuva

Doações devem ser entregues na Fenac, onde foi montado gabinete de gestão
Publicado em 10/03/2019 - Editado em 11/03/2019
Defesa Civil do Estado veio auxiliar com a entrega de cestas básicas
Rafael Mallmann/PMNH

Um exército de solidariedade. Literalmente foi o que aconteceu no início da manhã deste domingo, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, onde a Prefeitura montou o gabinete de gestão e centraliza os trabalhos, colocando em prática o Plano de Contingência do Município.
Militares somaram-se ao grupo de pessoas que trabalham para ajudar a população atingida pela forte chuva que atingiu a cidade a partir da noite de sexta-feira. Integrantes da Defesa Civil do Estado, da cidade vizinha de Dois Irmãos, e de empresas da região entregaram cestas básicas com alimentos e itens de limpeza, somando 350 kits. Os caminhões do exército percorrem as áreas atingidas para a entrega das doações.

Pessoas da comunidade também chegam à Fenac com doações e se colocam à disposição para auxiliar na montagem dos kits e descarregar os produtos, como os integrantes das equipes de esportes de clubes da cidade e de escoteiros da região.
No momento, a maior necessidade é de alimentos não perecíveis, principalmente, arroz, feijão, macarrão, leite, açúcar, farinha, óleo, enlatados, e biscoitos, além de itens higiene pessoal.

Para doar

A Prefeitura de Novo Hamburgo está recebendo doações na Fenac (Rua Araxá 505 - Bairro Ideal).

Para receber as doações

Equipes da Prefeitura estão percorrendo as ruas dos bairros cadastrando as famílias atingidas pelos alagamentos. Unidades já saíram da Fenac com doações. Os kits de limpeza e de alimentos estão sendo entregues desde ontem, por agentes da Prefeitura, aos cadastrados na URAS Monteiro Lobato (Rua Ícaro, 2290 – Canudos) e no CRAS Santo Afonso (Rua Montevidéu, 605).

- Para facilitar e agilizar o atendimento às pessoas, o Gabinete da Prefeita, Defesa Civil e Secretarias Municipais iniciaram ainda pela madrugada de sábado o auxílio aos atingidos pela chuva, a vistoria de locais e o levantamento de danos.

- Um gabinete de gestão foi montado com base na Fenac para articular as ações de auxílio à população.

- A Defesa Civil permanece atendendo aos chamados pelos bairros.

- Foram disponibilizados os seguintes números para atendimento aos atingidos: 9999-27974, 9916-80779, 9999-27973, 9926-80212 e 9999-27881.

- A Secretaria de Desenvolvimento Social não registra mais desabrigados. A Defesa Civil estima que cerca de 10 mil pessoas foram atingidas.

- A maior parte das ocorrências registradas pela Defesa Civil foram de enxurradas e alagamentos.

- Os bairros mais atingidos foram Industrial, Ideal, Canudos, Santo Afonso e Rondônia.

- O abastecimento de água pela Comusa permanece inalterado.

- A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários colocou 6 retroescavadeiras e 10 caminhões para atender à população, com prioridade no momento para a Vila Getúlio Vargas, no bairro Canudos. A Avenida Sete de Setembro, entre as avenidas Primeiro de Março e Pedro Adams Filho, está bloqueada nos dois sentidos em razão da queda das cabeceiras da ponte do local e a cedência do asfalto. A Prefeitura segue trabalhando na recuperação, ainda não há previsão de liberação do trecho.

Galeria da notícia