Oficinas profissionalizantes da PMNH formam mais 30 internos do Case NH

Solenidade ocorreu na tarde da quinta-feira, 6, e marca uma nova etapa na vida dos alunos atendidos
Publicado em 06/02/2020 - Editado em 14/02/2020
Formatura é oportunidade de recomeço e inserção no mercado de trabalho
Lu Freitas/PMNH

As oficinas profissionalizantes da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) formaram mais 30 internos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Novo Hamburgo (Case NH). A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu nesta quinta-feira (06) e contou com a presença da prefeita Fátima Daudt e do presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Farelo Almeida.

A iniciativa integra o Projeto de Formação Laboral, executado em conjunto pelas secretarias de Segurança (SEG) e Desenvolvimento Social (SDS). A ação, que atendeu a 529 jovens do município, foi estendida ao Case NH em 2019. Em duas edições, foram capacitados 56 internos. “Este momento é o início de um processo de mudança na vida de todos vocês. Desejamos que, no futuro, todos possam olhar para trás e ver que o diploma que hoje entregamos representou a oportunidade de tomar um novo rumo em suas vidas”, disse a prefeita Fátima.

Os cursos disponibilizados aos internos possuem a mesma estrutura metodológica e curricular das oficinas promovidas aos demais jovens da comunidade hamburguense. Nesta edição, a PMNH promoveu oficinas de padaria e confeitaria, garçom, e barbearia e técnicas de corte de cabelos. As aulas, iniciadas em novembro de 2019 e finalizadas em janeiro de 2020, foram ministradas por educadoras da Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Asbem).

Farelo Almeida lembrou que a maioria das prefeituras não conhece a realidade atual da Fase, o que resulta numa percepção errada do tratamento dados aos internos e do trabalho da instituição como um todo. “Fico feliz quando vejo uma administração propositiva, que possui a noção do quanto o investimento nestes meninos pode ser decisivo para o seu futuro. Novo Hamburgo está de parabéns”.

Para o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, o projeto demonstra que a administração municipal não foca apenas em investimentos na repressão à violência e à criminalidade. “Os meninos do Case NH fazem parte de um dos grupos mais vulneráveis e suscetíveis à cooptação pelo crime organizado. Nossa postura, ao ocupar espaço na Segurança, observa mais este aspecto. É necessário investir em prevenção e socioeducação, unindo esforços para dar oportunidade àqueles que mais precisam”, enfatizou.