Laboratório da Comusa recebe reconhecimento da Rede Metrológica do RS

Laboratório da Comusa recebe reconhecimento da Rede Metrológica do RS

Linha de apoio
Certificado valida monitoramento realizado nos órgãos ambientais fiscalizadores
Publicado em 11/07/2019 - Editado em 18/07/2019
Equipe do laboratório comemora a conquista do reconhecimento
Crédito
Divulgação/Comusa

A Comusa Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo foi novamente reconhecida pela qualidade do serviço prestado. Nesta quarta-feira, 10, o Laboratório de Controle de Qualidade da Comusa recebeu certificados de reconhecimento da Rede Metrológica do Estado do Rio Grande do Sul (RMRS). O laboratório foi certificado por estar de acordo com os requisitos da norma técnica NBR ISO/IEC 17025:2017.

O diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, destaca que tais certificações são necessárias para validar o monitoramento realizado pela autarquia. "Esses reconhecimentos são fundamentais para que o monitoramento realizado pela autarquia seja válido e aceito pelos órgãos ambientais fiscalizadores da atividade de tratamento de esgotos", explicou, parabenizando a equipe técnica do Setor de Produção pelo trabalho realizado. O coordenador de produção da Comusa, engenheiro químico Arlindo Soares Räder, enfatiza o trabalho dos servidores da autarquia. "O reconhecimento do Laboratório pela RMRS é fruto de um ano de trabalho em conjunto de toda uma equipe técnica constituída de profissionais do Setor de Produção da Comusa", disse.

Além dos certificados, a Comusa obteve também a renovação do cadastro junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) e também Licença única da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo (SEMAM-NH).

Certificações para Ensaios Químicos, Ensaios Biológicos e Amostragem

O Laboratório de Controle de Qualidade da Comusa foi reconhecido pela RMRS para Ensaios Químicos, Ensaios Biológicos e Amostragem para os parâmetros monitorados nas amostras de esgoto provenientes das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e Unidades de Tratamento de Esgotos (UTEs) da COMUSA, bem como para os corpos hídricos receptores.

A Rede Metrológica RS é pioneira entre as demais Redes Estaduais existentes no País, sendo criada por iniciativa do sistema FIERGS e da Comunidade Científica e Tecnológica do Estado do Rio Grande do Sul. Ao se associar à Rede Metrológica RS, um laboratório se compromete a abrir suas portas para avaliações do seu sistema da qualidade com o objetivo de obter o status de laboratório reconhecido, tal como a Comusa recebeu. Hoje a Rede Metrológica RS representa um filtro de excelência para os serviços oferecidos nas áreas de avaliações de laboratórios, treinamentos em metrologia, programas de ensaios de proficiência e produção dos materiais de referência. O Laboratório da Comusa foi reconhecido pela Rede Metrológica por estar de acordo com os requisitos da norma técnica NBR ISO/IEC 17025:2017. Essa norma estabelece os requisitos gerais de competência de laboratórios de ensaio e calibração, contempla as últimas mudanças nesse ambiente, bem como as práticas mais recentes.