Escolas recebem selos do Programa Escola Sustentável

Escolas recebem selos do Programa Escola Sustentável

Publicado em 11/07/2019 - Editado em 12/07/2019
Crédito
Arte/PMNH

As ações de preservação do meio ambiente desenvolvidas por professores e estudantes terão lugar de destaque nas Escolas Municipais de Novo Hamburgo. Desenvolvidas pelo Programa Escola Sustentável (PES), placas instaladas na entrada dos colégios indicarão os passos que já foram dados. Na sexta-feira, 12 de julho, a Secretaria de Educação (SMED) entregará os selos e certificados com as metas conquistadas pelas escolas. A entrega acontecerá na EMEI Chapeuzinho Vermelho (Rua Orozimbo Correa Mendes, 119 – Canudos), às 10 horas.

O PES surgiu durante as formações do Grupo Coletivo Educador Ambiental e promoveu a reorganização dos Indicadores de Sustentabilidade em seis metas a serem medidas com instrumentos construídos coletivamente. A partir de formações e parcerias, o objetivo é potencializar, reconhecer e dar visibilidade as ações que as escolas desenvolvem com foco na sustentabilidade. As metas serão organizadas até 2020 e cada envolvem um conjunto de temáticas e proposições que fizeram parte da formação do Coletivo Educador Ambiental e que instrumentalizarão a escola para construírem suas estratégias.

Projeto premiado

Em 2018, o PES rendeu a Novo Hamburgo o Troféu Prêmio Gestor Público, conferido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS (Afisvec).

Metas do Programa Escola Sustentável

1- Gerenciamento de Resíduos

2- Recurso Hídricos

3- Formação continuada e COMVida

4- Pátios Verdes

5- Consumo consciente e sustentável

6- Alimentação e Saúde