FEMICTEC

5ª Olimpíada de Scratch - 2019

Logo Scratch

O Scratch é uma linguagem de programação educacional desenvolvida pelo Media Lab do Massachusetts Institute of Technology - MIT, para ensinar crianças a programar através da construção de jogos e projetos. A programação em Scratch auxilia jovens e crianças na aprendizagem matemática e lógica, sem necessidade de conhecimento técnico. Pode-se dizer que o Scratch é uma evolução direta do LOGO, linguagem de programação também criada anteriormente pelo Media Lab com o mesmo intuito.
Um dos grandes diferenciais do Scratch é o seu modelo de programação em blocos, que consiste no encaixe de blocos de comandos, tal como se faz com as peças de um quebra-cabeças, simplificando a programação que, quando em forma escrita, é de difícil compreensão. Desta forma, até mesmo o conceito abstrato de Orientação a Objeto passa a ser mais simples e significativo no processo de ensino-aprendizagem.
O criador do Scratch, Mitchel Resnick, ressalta que, ao promover a criação de projetos em Scratch, “os jovens aprendem muitas habilidades do século 21 que serão críticas para um futuro de sucesso: pensar criativamente,comunicar-se claramente, analisar sistematicamente, usar tecnologias fluentemente, colaborar efetivamente, projetar interativamente e aprender continuamente.” (Resnick, 2007).

 

ATENÇÃO: Para cada equipe preencha um formulário.

Inscrições até 30/08/2019.

Mensagem de status

Este formulário está fechado para novos envios.