Semam incentiva a entrega voluntária de pássaros de gaiola no Parcão

Semam incentiva a entrega voluntária de pássaros de gaiola no Parcão

Linha de apoio
Secretaria oferece oportunidade no dia 7, próxima quinta-feira, dos criadores de aves silvestres ficarem liberados de multas ou punições
Publicado em 05/02/2019 - Editado em 11/02/2019
Crédito
Arte/PMNH

Nesta quinta-feira, dia 7, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) promove no Parcão (Rua Barão de Santo Ângelo, 1399 - Hamburgo Velho) a ação de entrega voluntária de pássaros de gaiola sem cobrança de multas ou punições a seus criadores. A iniciativa ocorre das 17h às 20 horas, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade dos espécimes silvestres se desenvolverem em habitat natural. A determinação está prevista no Artigo 24, parágrafo 5, do Decreto número 6514/08 do Governo Federal.

De acordo com a legislação, no caso de guarda de aves silvestres, deve a autoridade habilitada deixar de aplicar as sanções previstas no decreto quando, de maneira espontânea, o agente levar as aves silvestres ao órgão ambiental competente.

Com a ação, a secretaria planeja diminuir a necessidade de apreensões. “Os animais entregues passarão por consulta veterinária e receberão os cuidados necessários, avaliando-se as condições de adaptação ao meio natural, para posterior introdução no processo de inclusão à natureza”, destaca a chefe de Gabinete da Semam, Maya Ruschel. Ela reitera que as denúncias devem continuar sendo realizadas por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 3097-9400.

Quem não conseguir comparecer na ação simbólica de quinta-feira, dia 7, terá novas oportunidades de fazer a coisa certa. A Semam informa que os pássaros de gaiola poderão ser levados em outras ocasiões até a Diretoria de Proteção Ambiental, que fica dentro do Parcão. Neste mês de fevereiro, o horário de atendimento na sede segue o expediente externo da Prefeitura, ou seja, às segundas-feiras do meio-dia às 17 horas, de terça a quinta das 9h às 17 horas e nas sextas-feiras das 8h até as 13 horas.

Verão no Parcão

A ação da Semam será realizada no mesmo horário reservado nesta quinta-feira ao evento Verão no Parcão, uma iniciativa da Rádio União, com realização do Sicredi, e apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo. Nesse dia 7, as atividades do projeto são oferecidas à comunidade justamente das 17h às 20 horas.

Aula de ritmos promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), exames e testes rápidos no Ônibus da Saúde, artesanato e alimentação a cargo da Economia Solidária, além da participação de uma equipe da Agência Municipal de Emprego (AME), estão entre as atrações desta edição do Verão no Parcão.