Live aproxima professores da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo

Live aproxima professores da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo

Linha de apoio
Transmissão integra iniciativas propostas pela SMED para formação continuada de professores durante o distanciamento social
Publicado em 21/05/2020 - Editado em 25/05/2020
Secretária Municipal de Educação, Maristela Guasselli, importância do trabalho dos educadores neste momento em que as ações de combate ao novo Coronavírus alteram rotinas e afetam as relações sociais
Crédito
Divulgação/PMNH

Na tarde de quarta-feira, 20 de maio, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, em parceria com a Universidade Feevale, realizou uma live para professores das escolas municipais de Novo Hamburgo. Transmitida pela YouTube, a atividade contou com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas que assistiram às reflexões sobre empatia e humanização e também interagiram por meio de comentários. Na abertura da live, a secretária de Educação, Maristela Guasselli, destacou a importância do trabalho dos educadores neste momento em que as ações de combate ao novo Coronavírus alteram rotinas e afetam as relações sociais. "É tempo de fortalecer nossos laços entre professores, alunos e famílias para o enfrentamento desta crise de impactos mundiais. Temos o compromisso, o desafio e o dever de criar estratégias viáveis para atravessar este período", afirmou Maristela.

A transmissão integra as ações de Reflexões e aproximações em tempos de quarentena, série de iniciativas propostas pela SMED para formação continuada de professores durante o distanciamento social. Nesta live, o convidado foi o jornalista e doutor em Comunicação Social Fernando Antunes. Atualmente, o professor pesquisa os efeitos da comunicação em rede nos mecanismos emocionais e empáticos do ser humano que afetam os processos de construção dos significados. "Empatia é uma ressonância emocional com o outro e está intimamente ligada a espécie humana. Vivemos em sociedade porque somos extremamente empáticos. Entretanto, nossa construção social nos dessensibiliza em alguns pontos" ressaltou o docente. 

Na próxima semana, dia 28, a SMED realizará mais uma live, desta vez sobre Educação Infantil. A temática será abordada pela coordenadora no núcleo de Educação Infantil da SMED, Luciane Varisco, e pelo professor da Unisinos, Paulo Focchi.