Cursos de Informática para adultos e terceira idade

A Diretoria de Inclusão Digital oferece três cursos que buscam permitir que nossos adultos e idosos possam manter ou ampliar as relações sociais por meios digitais. 

Os cursos são ministrados em aulas semanais no LAID Albano Hartz, localizado no Calçadão Osvaldo Cruz (ver no mapa) e no Telecentro da Cidadania, localizado no terceiro andar da Casa da Cidadania (ver no mapa). 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 51 3097 9430 no turno da tarde ou pelo e-mail telecentros@novohamburgo.rs.gov.br. Todos os inscritos são registrados em uma lista de espera e aguardam o chamamento. Para atender a demanda, hoje são disponibilizadas mais de 10 turmas simultaneamente, divididas entre os cursos abaixo. Cada turma estuda durante um bimestre, de forma que são chamadas novas turmas quatro vezes ao ano, tipicamente em Março, Maio, Agosto e Outubro. 

Os cursos são gratuitos e são fornecidas apostilas para todos os alunos. Ao todo, passam por nossos cursos cerca de 650 alunos por ano!


DESCRIÇÃO DOS CURSOS

INFORMÁTICA BÁSICA

Para quem teve pouco ou nenhum contato prévio com computadores. Ensina-se desde o funcionamento de mouse e teclado, num ritmo tranquilo e termina com pesquisas na internet e introdução às redes sociais.

INFORMÁTICA INTERMEDIÁRIA

Para quem já domina teclado e mouse e quer se aventurar nos diversos serviços que a internet oferece. Trabalha-se desde digitação, até conceitos de segurança na internet, dicas de como escolher um computador, pesquisas mais avançadas, mapas e vídeos.

SMARTPHONES E TABLETS ANDROID

Voltado para quem está com um dispositivo móvel moderno e ainda não domina suas funções. Aqui estuda-se a gerência de contatos (salvar um número de telefone e localizá-lo posteriormente), orientações sobre como são vendidos planos de telefonia e internet móvel, conceituação de redes móveis (3G, 4G), uso da câmera, do despertador, pesquisas na internet e instalação e uso de aplicativos comuns de comunicação.