Exposição resgata anúncios de calçado da década de 1960

Agende-se:

De 4 a 14 de abril
Fenac Centro de Eventos e Negócios – Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal

Entre os dias 04 e 14 de abril, das 10h às 21h, a Fenac - Centro de Eventos e Negócios, em Novo Hamburgo, recebe a exposição “Propaganda do Calçado”. A realização da Mostra é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura através do Arquivo Público Municipal, Museu Nacional do Calçado e da Fenac.

A exposição que integra a Feira da Loucura por Sapato reúne materiais publicitários e calçados de marcas do auge da indústria calçadista da cidade, que representa uma época onde a cidade abriu caminho à exportação, ampliou seu alcance – ditou, criou e lançou tendências no Brasil e no mundo. A indústria calçadista marcou profundamente a história do município, tanto é que até hoje a cidade é conhecida como “a capital nacional do calçado”.

Para Ralfe Cardoso, secretário municipal de Cultura, “resgatar a história é fundamental para qualquer escolha que fazemos” Ele ainda completa que “nesse sentido, nosso Arquivo Publico, propõe uma mostra importante sobre a forma de comunicação do setor na década de 60. Estamos democratizando a informação”.

O material da exposição reúne publicidades veiculadas no Jornal NH durante a década de 1960, dando visibilidade às empresas hamburguenses. A proposta é analisar o papel que a cadeia produtiva ligada ao couro e o calçado teve na formação de uma espécie de “alma” econômica que persiste na essência dos negócios e na imagem que a cidade ainda hoje espelha para todo o país.

Para visitação de segunda a sexta-feira (exceto feriado), ingressos cortesias (são 200 ao todo e limitado a 2 por pessoa) podem ser retirados na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 - 3º andar - Bairro Centro - Novo Hamburgo), e no feriado e finais de semana opera o valor de ingresso da Feira da Loucura por Sapatos.

Sobre o Arquivo Público Municipal

Fundado no ano 2000, o Arquivo Público de Novo Hamburgo é composto pela hemeroteca, com coleções dos Jornais O 5 de Abril, Gazeta de Novo Hamburgo, Jornal Hamburguês e Jornal NH, além de documentos de entidades comunitárias, fotografias, relatórios, livros de registros, biblioteca de apoio e cadernos especiais. Em maio de 2017, o Arquivo Público Municipal recebeu o reconhecimento do Conselho Nacional de Arquivos. Desde então, o Arquivo de Novo Hamburgo faz parte do Cadastro Nacional de Entidades Custodiadas de Acervos Arquivísticos (CODEARQ). Além de manter e preservar documentos e registros históricos da cidade, o Arquivo Público Municipal oportuniza o acesso da população a este acervo. Isso inclui registros e dados não só da administração pública, mas também de diversas empresas antigas cuja documentação está preservada, tanto de Novo Hamburgo como da região.

Exposição: “Propaganda do Calçado nos anos 60”

Data: 04 e 14 de abril, das 10h às 21h

Local: Fenac - Centro de Eventos e Negócios – na Feira da Loucura por Sapatos